O RICO E O MENDIGO LAZARO

IGREJAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REFORMADA
MINISTERIO DE ENSINO:
O RICO E O MENDIGO LAZARO
Lucas 16: 19-31

O RICO
Se de fato o rico se perdeu, conforme a crença da maioria, devemos então explicar com detalhes o porque da sua perdição, dentro do texto completo: sem irmos alem do está escrito

RICO E LAZAROQUAL FOI O SEU PECADO
VEJAMOS:

PORQUE ELE ERA RICO ?
Abraão, Davi, Salomão, Barnabé eram fiéis a Deus e ricos, não consta que devido a a serem ricos, estaria em risco sua salvação.

POR VESTIR-SE DE LINHO FINISSIMOS ?
Vestir bem, e com pudor e decentemente (bonito), não impede salvação, na parábola do filho pródigo, o pai mandou buscar o melhor vestido
(LUCAS 25: 22)
“ Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés”

POR VIVER REGALADAMENTE ?. (VIVER TRANQUILO)
Vivia regalada e esplendidamente, em folga, se tem posses viver em férias e sem fazer nada, ninguém peca por isto.

ENTÃO, NO QUE PECOU O RICO ?

O MENDIGO LAZARO
Se de fato o mendigo estivesse em bem aventurança, conforme a crença da maioria, devemos então explicar com detalhes o porque da sua porção feliz, dentro do texto completo: sem irmos alem do está escrito

QUAIS FORAM OS SEUS PREDICADOS ?

POR SER UM MENDIGO ?
O que a bíblia relata sobre o assunto de mendigar o pão, o salmista Davi no Salmo 37:25 “Fui moço , e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo , nem a sua descendência a mendigar o pão”
Podemos aceitar que o justo em faltar-lhes o pão seria ajudado por um outro justo, mas não faria mendigaria de migalhas no caso ode Lazaro
VEJAMOS:
a) Mendigo……………………“não vi um justo e nem sua descendência mendigar” Davi
b) Doente (chagas)……… ?
c) Sujo (cães e feridas)..povo de Deus tem o dever de ser sempre limpos
d) Queria as migalhas….(se o rico estava errado, as migalhas não seria lícita)

Qual pastor que gostaria de ter 100 membros como Lazaro ?

NA BIBLIA O ENSINO É SEMPRE DE MORTO QUE DORME

A IDEIA DE MORTO QUE FALA QUE PENSA QUE ESTA CONCIENTE, É IDEIA ESPIRITA, ADOTADA PELO CATOLICISMO

IGREJAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REFORMADAS
MINISTERIO DE ENSINO

QUAL O VERDADEIRO SENTIDO DO RICO E MENDIGO ?

VEJAMOS:
TODAS AS PARABOLAS, E DISCURSOS DE JESUS, CONDENAVA SEMPRE: OS ESCRIBAS E FARISEUS E AOS JUDEUS

TEMOS ENTÃO:

O RICO, QUE VIVIA REGALADAMENTE:
A situação dos judeus:
Representa os Judeus: que foram desde os patriarca abençoado em todas as coisas de Deus: os milagres do êxodo, maná, profetas, a terra de Canaã, a bíblia, o templo, (que riqueza seria maior que esta) e por fim as palavras de Jesus: “a salvação vem dos judeus” (João 4: 22) (origem da nossa fé)

O MENDIGO MENDIGANDO NA PORTA DO RICO:
A situação dos gentios
Representa os gentios, sem Deus, sem esperança, separados da comunidade de Israel, sendo-lhes vedado até sua entrada no templo, em Jerusalém, incircunciso, chamados de comum e imundo (At. 10: 11-19)

A CANANÉIA HUMILHADA !
Temos no caso da mulher Cananéia (uma mulher não judia) uma grade luz (Mateus. 15:21-28) note parte do texto:
v. 24 disse Jesus: “Eu não fui enviado senão as ovelhas perdidas da casa de Israel”
v. 26 “Não é bom pegar o pão dos filhos e deita-los aos cachorrinhos”
v. 27 “E ela disse: sim Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus Senhores”

OS FILHOS:
(Eram os judeus beneficiado pela promessa, pelo Messias, e a mesa cheia de pães) Jesus foi enviado para a casa de Israel “veio para o que era seu, e os seus não o receberam”

OS PÃES
O alimento da benção e da mensagem messiânica: Jesus tinha compromisso com os judeus por uma semana de ano (07 anos), Jesus cumpriu 3.5 anos de ministério, sendo tirado no meio da semana, e os outros 3.5 anos foram realizados pelos seus discípulos, nos dias da Cananéia ainda não havia sido aberto aos gentios, e continuavam a triste condições de cachorrinhos, que poderia sim, comer somente as migalhas da mesa farta judaica.

DE CACHORRINHOS A FILHOS DE ABRAÃO (SEIO DE ABRAÃO)
Aos Efesios 2: 1-5, 12)
1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,
3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

IGREJAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REFORMADAS
MINISTERIO DE ENSINO

6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,

12 estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.

RESUMO
A MORTE DO RICO:
Com a vinda do Messias e sendo rejeitado pelo seu povo (os seus), Israel foi considerado morto e sepultado espiritualmente, sendo esta a situação representativa do RICO

Com a rejeição dos judeus e sua queda, os GENTIOS assumiu o seu lugar (João 1: 12) “mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem chamados filho de Deus; aos que crêem no seu nome” sendo esta a situação representativa do MENDIGO que foi transformada em filho

SEIO DE ABRAÃO
Seio tem o sentido de: (meio, mais como meio familiar) os filhos de Abraão, fazem parte do seio de Abraão, fazem parte da família de Abraão, não são mais estranhos.

Os judeus como filho de Abraão ocupavam este lugar até o ministério de Jesus, mas perderam a vaga para os gentios (que antes mendigavam como a mulher cananeia)

A MORTE DO MENDIGO
O mendigo que representa os gentios, desde a ordem do “IDE” para pregarem o evangelho para o arrependimento e assim fazerem parte da família de Abraão, sendo também que temos que morrer para o mundo (considerar-se morto para o mundo) e então nascer de novo (João 3) para poder fazer parte da família de Abraão, assim o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão, mudando assim a situação dos gentios convertidos, passando ser o novo Israel.

OS GENTIOS
Os gentios hoje esta no seio de Abraão, consolado, tem dons, tem profetas, tem bênçãos , tem milagres, e é o templo do Espírito Santo de Deus, tem comunhão, e a manutenção da Igreja constituída.

OS JUDEUS
os judeus estão sepultados espiritualmente, estão desesperados, não tem profeta, não tem paz, não tem templo, estão pobres espiritual, e ainda esperam o Messias que já veio, e eles não perceberam rejeitando-O.

ESTANDO EM TORMENTO
Para o judaísmo religioso a espera pelo Messias lhes produz um tormento continuo, veja: sem pátria por dois mil anos, a diáspora, na segunda guerra mundial mais de seis milhões de judeus mortos pelos nazistas, sem profetas, sem templo, sem Messias, a perturbação da vizinhança árabes, os terrorista, sem um líder religioso na altura dos antigos profetas, e vê ao longe pelo mundo todo, a grande prosperidade religiosa dos gentios convertido.

O ABISMO:
Entre judeu e gentio existe hoje o abismo da rejeição judaica, permitido por Deus para abrir a porta aos gentios (Romanos 11:7-32)

IGREJAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REFORMADAS
MINISTERIO DE ENSINO

Levando em conta que a lei judaica contemporânea, prevê prisão os judeus que se converter ao cristianismo, como também para aquele que o fizer converter. ( os daqui não podem passarem para o lado de la, nem tampouco os do lado de la, passarem para o lado de cá)

TEEM MOISÉS E OS PROFETAS; OUÇA-NOS
Veja como a fala de Jesus esta em torno de judeus, pois quem sempre teve Moisés e os profetas sempre foi o povo judeu (o antigo testamento) Jesus disse: “e são elas que de mim testificam ”

NOTA:
O ensino que afirma: assim que cristão morre seu corpo físico, vai para o céu em seguida, como também sobre o infiel que ao morrer, entram em tormento imediatamente, trata-se de uma doutrina romana, fundamentada no relato do RICO E DO MENDIGO, E NO LADRÃO DA DIREITA, a interpretação acima também foi o fundamento para a doutrina do purgatório (o rico em tormento) e foi também alimento no passado para formação grupos de penitentes, que andam descalço, deitam em camas sem colchões, andam de sandálias, roupas de uma só cor por toda irmandade da ordem religiosa, não tomam banhos, não sentam nas missas, e tem prazer em manter sinais de feridas pelo corpo, para parecer como sinais de sofrimento.

CEU (SEIO) JÁ EM GLORIA, E CONCIENTE
Esta afirmação fere as escritura, e indiretamente nega a primeira ressurreição (a dos santos)
a)- Se já esta em gloria, porque ressuscitar na primeira ressurreição, se é que o crente já esta em gloria?
b)- “vem à hora em que todos os que estão nos sepulcro, ouvirão a sua voz” (Jo.5:28- veja no sepulcro)
c)- “E também os que dormiram em Cristo estão perdidos” (I Cor.15:118) (isto se não tivéssemos ressurreição)
Paulo afirma que se não tivéssemos ressurreição na vinda de Cristo, o próprio crente estaria perdido

HADES (TORMENTO)
A serve a mesma explanação acima, serve para o rico em tormento, se seguir o conceito nega também a segunda ressurreição como também o juízo final o grande trono branco, ninguém será condenado sem julgamento, e o julgamento somente se dará depois da segunda ressurreição, cada um serão julgado pelo que esta escrito no livro (Apoc.20: 11-15), fora disso estará além…….

FOI E PREGOU AOS MORTOS EM PRISÃO
(I Pedro 3:19-20) “ no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
20 os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água”
Pedro fala da pregação aos espíritos em prisão, dando detalhes que este assunto tratava-se, daqueles que foram rebeldes nos dias anteriores ao dilúvio, não incluindo o tempo da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois se um crente ao morrer não estando em comunhão perfeita, e com a veste suja, com certeza não entrará na Nova Jerusalém (Apoc. 22:14) entrada garantida somente aos lavados e não aos impuros que rejeitaram a mensagem de Jesus Cristo, como nos dias de Noé, (ficarão de fora Apoc.21: 8).
No assunto dos espíritos em prisão.
Se defender o conceito de que o rico fosse um espírito em prisão, pelo texto não seria beneficiado “os de la, não passa para o lado de cá”)

IGREJAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REFORMADAS
MINISTERIO DE ENSINO

No mesmo conceito Lazaro, não estaria em prisão, pois já estaria salvo no seio de Abraão, não temos como ligar nenhum destes assuntos, corremos o risco de criarmos uma heresia.

O CRENTE MORTO
O crente morto, ele dorme, mas não esta em prisão, pois para o crente fiel hoje, a morte do seu corpo aproxima do dia do Senhor e da sua redenção
(Apoc.14:13) “ Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham”
E sendo garantido o direito de levantar no toque ultima trombeta, (a sétima) Apoc.11:15 a seguir)….

ASSUNTOS A CONSIDERA:
(Salmos 115:17) Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio;

(Salmos 06:4-5) Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua misericórdia.
5 Pois na morte não há lembrança de ti; no Seol quem te louvará?

(Ecl.9:10) Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

(Isaias 38:18) Pois não pode louvar-te o Seol, nem a morte cantar-te os louvores; os que descem para a cova não podem esperar na tua verdade.
19 O vivente, o vivente é que te louva, como eu hoje faço; o pai aos filhos faz notória a tua verdade.

Pastor Celso Quirino da Silva